Taipu de Fora, Península de Maraú - BA.

03/02/2013 22:34

por Carla Damasceno - Massoterapeuta e Agente de viagens MyTC.

Andamos pouco mais de 150km de Ilhéus até Penisula de Maraú para conhecermos uma das prais mais bonitas da bahia, considerada pelo guia 4 rodas a sexta praia mais bonita do brasil, taipu de fora chama a nossa atenção para o mergulho com seus lindos corais e suas piscinas de aguas cristalinas, vem com agente...

Taipú de Fora é um povoado da Península de Maraú, litoral do sul da Bahia. Importante em termos ecológicos, e ao mesmo tempo vital para a economia do município. Com coqueiros, recifes e ondas fortes, Taipu de Fora é considerada uma das mais belas praias do Brasil. A grande atração do lugar é uma grande piscina natural de formação Recifal, de 1km de extensão por 500m de largura, cercada de corais, com águas cheias de peixes e profundidade média de 4 a 6 metros, ótimas para mergulho e observação da fauna submarina. Esta localizada dentro da APA – Área de Proteção Ambiental de Maraú. O local realmente é maravilhoso lá se encontra também; pousadas, casas de veraneio e cabanas de praia servindo bebidas e pratos regionais. Para aqueles que vão desprevenidos a um comércio no meio da praia alugando frescobol, máscara de mergulho, snorkel, pé de pato e equipamento de mergulho de submersão supervisionado por mergulhadores profissionais.

Para quem pensa em chagar lá e mergulhar

Dicas de mergulho consciente, você vai conhecer uma nova forma de integração ambiental.

  • Procure conhecer as riquezas existentes nos recifes de coral através do mergulho, mas antes busque informações da área.
  • Não pise nem toque nos corais, eles são animais muito frágeis e morrem facilmente.
  • Nos recifes existem organismos que possuem substâncias urticantes e toxicas, como alguns corais (Coral de Fogo ), peixes (Arraia treme-treme e Ninquim), águas vivas, ouriços e outros.
  • Alimentar peixes com sobras e outros alimentos humanos prejudica a saúde dos animais marinhos.
  • Ao mergulhar em épocas de maré ou áreas de pouca circulação, evite o filtro solar, bronzeadores, óleos e cremes, pois prejudicam os animais marinhos.
  • Em águas rasas evite ouso de nadadeiras, pois provocam a quebra de corais  e outros organismos, além de provocarem a suspensão de sedimentos.
  • Na água movimente-se lentamente para não afugentar os animais.
  • Comprar e comercializar artesanato produzido com corais é proibido por lei ( Art.33 da Lei Federal º 9.605/98 de Crimes Ambientais ),e estimula a depredação dos recifes.
  • Observe e se informe sobre os horário e ciclos de marés, a fim de evitar situações imprevistas e potencialmente perigosas.
  • Preste atenção às correntes marinhas e as ondas, o mar pode estar só para peixes!
  • Ao visitar um ambiente natural, leve o lixo produzido de volta ou deposite-o em local determinado. Nunca jogue lixo no mar, pois isso prejudica a fauna Marinha.
  • Restos de conchas, corais, estrelas do mar e outras carapaças servem de abrigo ou substrato para outros organismos, portanto não colete nada. Leve do ambiente recifal apenas memórias e fotografias.

Como chegar:

Mapa da Região

Saindo de Ilhéus em direção a Itacaré pela BA 001 até o trevo antes de chegar em Itacaré vire a esquerda, continuando na BA 001 atravesse o rio de contas até a altura da Península de Maraú, por fin pegue a estrada de chão BA 030 até lá são pouco mais de 32km de muito balanço (vale a pena cada buraquinho) até a linda praia de Taipu de fora. E ai é só curti!

Bom, não posso deixar de mencionar a barraca do Ernesto; lá existem varias barracas mais, essa foi especial para nós tem os donos super gente boa é simples mais foi bem bacana!